Guia do test drive: tudo que você deve observar no teste

Paraná sem pedágio: força-tarefa garante serviços após o fim das concessões
1 de dezembro de 2021
Você já tem a CNH no celular? Veja o passo a passo para baixar o documento
4 de janeiro de 2022

Saiba quais características você deve considerar durante a experimentação do veículo. Veja o guia do test drive.

Guia do test drive

O test drive é uma etapa essencial quando você pretende trocar de carro. É por meio dele que você terá a certeza de que aquela escolha, além de ser um modelo atrativo e com um bom preço, realmente atenderá suas necessidades.

Assim, se você quer comprar carro para sua garagem, é preciso entender quais aspectos precisam ser considerados no test drive.

Este guia do test drive apresenta os principais pontos que o motorista deve avaliar.

Conforto

Quem planeja comprar um veículo novo certamente quer dirigir um modelo em que se sente confortável. Dessa forma, o primeiro passo ao iniciar um test drive é ver se você se sente bem com a regulagem de bancos, altura do volante e posicionamento dos espelhos retrovisores. Só assim para assegurar que direção não será sinônimo de apreensão e fadiga.

O motorista também deve se atentar se a condução é macia ou dura e, também, em relação ao isolamento que a suspensão faz entre o motorista e o piso. Isso deixará claro se o carro denuncia todas as falhas que tem no asfalto ou se oferece uma condução fácil e macia.

Direção

Quem está trocando um carro com direção mecânica para um modelo que seja equipado com direção elétrica ou hidráulica irá notar uma grande diferença. Isso porque realizar as manobras se torna muito mais fácil, já que é exigido menos esforço por parte do motorista.

Entretanto, o condutor ainda deve prestar atenção a outros sinais. O ideal é que a direção seja fácil de manobrar e controlar, que não ofereça respostas muito rápidas ou lentas aos comandos e também que não seja necessário girar demais o volante. Também é preciso se atentar se é necessário fazer pequenas correções quando o veículo está andando a uma certa velocidade.

Aceleração e freios

Dois aspectos que merecem sua atenção são a aceleração do carro e o sistema de freios. O primeiro item irá permitir que você verifique a potência do motor e o funcionamento da transmissão de marchas. Perceba se você está tendo dificuldade em acelerar, se o acelerador está mais leve ou pesado e se é possível acompanhar o trânsito ao acelerar de uma parada.

Também é importante ficar de olho no tempo que você leva para mudar de marcha. Comparando com modelos de motorização semelhantes, será possível saber se o sistema de transmissão está funcionando corretamente.

Já em relação aos freios, o ideal é que você conte com o auxílio e opinião de um profissional para uma avaliação mais completa. Mas já é possível notar se eles dão trancos e respondem bem ao movimento do pé. O ideal é que a frenagem seja macia e progressiva, sem que aconteça uma parada brusca ou muito demorada.

Visibilidade

Para uma condução mais segura, é fundamental ter boa visibilidade em torno do veículo. Assim, durante o test drive, verifique se há boa visibilidade do entorno e da via à sua frente, se as colunas são grossas ou finas e se o vidro traseiro também oferece uma boa visão, sobretudo ao dar ré e estacionar.

Bancos

Geralmente, quem faz o test drive só avalia o conforto do banco do motorista, já que é ali que a pessoa dirige. Porém, principalmente para quem tem família, é fundamental checar todos os bancos do carro, incluindo o seu acabamento, se há encosto de cabeça (e se eles são confortáveis) e se há um bom espaço para as pernas, principalmente para os passageiros de trás.

Portas e porta-malas

Outras partes do carro que precisam da sua atenção são as portas e o porta-malas. Em alguns casos, o ângulo de abertura delas pode não ser o melhor e, caso seja um empecilho, é melhor identificar esse problema antes de fechar negócio. Essa é uma boa oportunidade para analisar também o porta-luvas do veículo.

Quanto ao porta-malas, verifique a capacidade de volume dele e se o espaço dele atende suas necessidades. Para quem pretende viajar com frequência, indica-se modelos com porta-malas maiores.

ESPERE UM POUCO !
Antes de ir, deixe seu contato, nos retornamos a você para esclarecer qualquer duvida.
Stay up to date
Don't miss out on the latest Industry news
MENSAGEM ENVIADA
Logo um de nossos representantes irá retornar a você.
Don't miss out on the latest Industry news
You are Subscribed!